terça-feira, 13 de abril de 2010

Preparativos para 1ª Conferência de Saneamento Básico chegam à reta final

Começa segunda-feira curso para os delegados eleitos nas pré-conferências


Depois das pré-conferências, realizadas em todas as regiões da Cidade, com a participação de cerca de duas mil pessoas e nas quais foram eleitos 189 delegados e 11 suplentes, os preparativos para a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Ambiental de Cubatão – marcada para os dias 23 e 24 – chegam à reta final. Na próxima segunda-feira, dia 13, começa o curso de capacitação dos delegados, que se prolongará pelos dias 14 e 15, das 8 às 18 horas, na UME Padre José de  Anchieta (Rua Salgado Filho, 159, Parque Fernando Jorge). O curso destina-se não só aos delegados eleitos, mas, também, aos delegados considerados natos, que são os representantes da Prefeitura, secretários municipais, vereadores e presidentes de sociedades de bairros.

O curso tem por objetivo dar subsídios aos delegados, para que tenham condições de debater, com conhecimentos técnicos e legais, os diversos assuntos relacionados a abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, drenagem de águas pluviais e recolhimento e destinação final de resíduos sólidos, itens que, conforme a lei federal 11.445/07, definem o saneamento ambiental.

A abertura da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Ambiental ocorrerá na sede do Sindicato da Construção Civil, na Rua Joaquim Miguel Couto, 337, a partir das 19h. Já as discursões ocorrerão no dia 24, na UME Padre José de Anchieta, das 8h às 18h, onde serão estabelecidas as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cubatão.

Pré-conferências - As pré-conferências começaram no dia 14 de fevereiro e estenderam-se até o dia 04 de março em nove regiões da Cidade, escolhidas com base no critério de divisão geográfica oficializado pelo decreto Municipal 9.410, de 15/09/09, que estabelece os perímetros de bairros de Cubatão. Utilizou-se, ainda, como critério de escolha, as afinidades sociais entre os vários núcleos. Houve, ainda, pré-conferências temáticas, nas áreas de Saúde, Educação e Empresarial.

 Segundo o Governo Municipal, as pré-conferências "atenderam ao compromisso da administração com a participação da população na definição dos rumos e projetos voltados à construção de uma cidade mais humana, justa e com maior qualidade de vida para todos".

 

Texto: Paulo Mota  MTB: 12.814  

Nenhum comentário:

Postar um comentário