terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lideranças sociais são convidadas a participar da construção do futuro Plano Municipal de Saneamento


Secretários municipais e técnicos FESPSP-Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (contratada para auxiliar nos trabalhos, junto com a consultoria Zwiter-Engenheiros Associados) reuniram-se com lideranças sociais cubatenses na tarde desta terça-feira, dia 15, no auditório da Câmara, para apresentar o processo de elaboração do futuro Plano de Saneamento do município, bem como convidar a todos para que se integrem nesse esforço inédito possibilitado pela lei federal nº 11.445.
A construção do Plano se dará através de dez pré-conferências nos bairros e três conferências setoriais (Saúde, Educação e Desenvolvimento Social), no período de janeiro a abril. O resultado dessas discussões será levado a uma Audiência Pública que acontecerá em maio, quando será aprovado o documento a ser encaminhado à Câmara para votação, transformando-se no Plano Municipal de Saneamento da cidade. O ato oficial de lançamento de todo esse processo ocorrerá no dia 11 de janeiro, quando será divulgado o calendário das pré-conferências.
A Lei 11.445, de janeiro de 2007, estabelece que os Municípios são titulares dos serviços públicos de saneamento básico, cabendo a eles optar pela delegação ou pela prestação direta dos mesmos. Além disso, define como Política Pública de Saneamento, além da elaboração do Plano, a definição do responsável pela regulação e fiscalização; a garantia do atendimento essencial à saúde pública; a fixação dos direitos e deveres dos usuários; a implantação de um sistema de informação; e a possibilidade de intervenção e retomada da prestação dos serviços.
Falaram às lideranças, nesta terça-feira, os secretários de Planejamento, Adalberto Ferreira; Elcires Pimenta Freire, da FESPSP; e o chefe de Gabinete, Gerson Rozo, que conduziu o encontro. Estiverem presentes, ainda, o secretário de Saúde, Vandejacson Bezerra; o titular da Auditoria Interna, Juliano Goulart; o presidente da Cursan, José Carlos dos Santos; e o vereador Geraldo Guedes, além de outros componentes do Grupo Executivo Local (GEL), que coordena os trabalhos sob a direção do secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura.

Texto: Oswaldo de Mello -  MTb 10.572
Fotos: Bia
20091215 – GP – plano saneamento 02 - OM

Nenhum comentário:

Postar um comentário