sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vila dos Pescadores reivindica Galpão para reciclagem do lixo e de óleo de cozinha

Pedido de moradores aconteceu durante 7ª Pré Conferência de Saneamento Ambiental

 

Moradores da Vila dos Pescadores lotaram a UME Estado de Pará, no início da noite desta quinta-feira, dia 18, interessados em participar da 7ª Pré-Conferência Municipal de Saneamento Ambiental. Responsável pelo evento, o chefe de gabinete da Prefeita, Gerson Rozo, achou bastante produtivo o encontro, devido, principalmente, pelo alto nível de conhecimento das pessoas que compareceram. "Depois de apresentadas inúmeras sugestões, reivindicações e realizado um amplo debate entre os participantes, foram eleitos 15 delegados para a Conferência Municipal a ser realizada nos dias 27 e 28 de março".

A falta de água potável e a inexistência de sistema de esgotos no bairro foram apresentadas como um dos principais problemas que devem ter uma solução emergente. Outra reivindicação apresentada, que será levada à Conferência Municipal, é a construção, pela Prefeitura de Cubatão, de um galpão para que a comunidade possa trabalhar com reciclagem de lixo e de óleo de cozinha, para fazer sabão, trabalho semelhante ao que a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista (ABC-Marbas) realiza na Vila Natal, que vem gerando renda e empregos para moradores do bairro. O serviço de coleta de caçamba de lixo também mereceu a atenção dos participantes, sendo proposta a colocação de tampa nas caçambas. O argumento apresentado é que o lixo fica exposto provocando mau cheiro e serve de criação de insetos e pequenos roedores, o que pode acarretar no surgimento de vários tipos de doenças nos moradores.

Balanço – Até hoje foram realizadas sete pré-conferências em vários bairros da cidade, com a presença média de 110 pessoas. "Acreditamos que até o final desta fase, quando realizaremos mais quatro pré-conferências e mais três temáticas nas áreas da Saúde, Educação e Empresarial, teremos cerca de 160 delegados eleitos, fora os delegados naturais, como vereadores, presidentes de Sociedades de Melhoramentos de Bairros, Secretários Municipais, entre outros. Com isso, o número de delegados na Conferência Municipal pode passar de 200. Esta previsão de grande público, possivelmente mude o local do evento, que estava prevista para ser realizada, originalmente, na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão, "mas como estão previstas a participação de muita gente tomamos a precaução de transferir para o Centro Esportivo", concluiu Rozo.

 

Texto: Lula Terras – MTb. 13.553

Fotos: Dílson Mato Grosso

Link para fotos

20100219 – GP – Pré-Conferência de Saneamento na Vila dos Pescadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário